A Rede de Escolas Quânticas (REQ), uma iniciativa do PQI – Portuguese Quantum Institute, foi apresentada aos professores de Física e de Química no III Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Física e de Química (APPFQ), que decorreu nos dias 5 e 6 de setembro na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal. Este ano, o encontro foi especialmente dedicado às comemorações do Ano Internacional das Ciências e das Tecnologias Quânticas, transformando Setúbal numa verdadeira cidade quântica.
A apresentação decorreu numa mesa-redonda dedicada à educação quântica, que teve como principal objetivo fortalecer a ligação entre a investigação e o ensino desta área, e que contou com a participação de Margarida Abecassis, coordenadora da REQ, Yasser Omar, presidente do PQI, Paulo Sanches, professor no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira e membro da REQ, e Adriano Nery, professor da Escola Secundária de Penafiel, em representação da APPFQ.
O objetivo deste painel foi ouvir os professores, compreender as suas necessidades, desafios e ideias, e assim reforçar a rede de colaboração da REQ.
Criada em 2021, a REQ promove diversas atividades que pretendem aproximar a ciência e as tecnologias quânticas do contexto escolar:
- Formação acreditada para professores, através da Portuguese Quantum Academy;
- Quantum@School, evento internacional do World Quantum Day, que em 2025 reuniu em Lisboa e online mais de 2000 alunos, 50 professores e 45 escolas de países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste);
- Quantum@Vídeo, concurso para escolas secundárias e profissionais dos países lusófonos, que em 2025 recebeu 40 vídeos de 3 continentes, premiando 24 equipas com o apoio do PQI e da Gradiva.
Durante a sessão, foi ainda anunciada, em primeira mão, a criação dos Quantum Mini-Labs nas escolas, uma nova atividade que levará a ciência quântica até às salas de aula de forma prática e inovadora.
Com esta participação, o PQI reforça o seu compromisso em apoiar a comunidade educativa, inspirando os professores a explorar as tecnologias quânticas que irão revolucionar o nosso futuro.




