No âmbito das comemorações do Dia Mundial Quântico foram entregues durante o evento Quantum@School em Português os prémios aos vencedores do concurso Quantum@Vídeo 2024/2025.
Este ano o concurso contou com a participação de 40 equipas, de 13 escolas, de 4 países – Angola, Bélgica, Brasil e Portugal, envolvendo a participação de mais de 137 alunos e 13 professores. Foram premiados 24 vídeos nas categorias de 1º, 2º e 3º prémios, menções honrosas e escolhas do público.
O 1º prémio foi entregue, em ex aequo, aos vídeos “Criptografia Quântica” do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira – Portugal, e “Física Quântica: Mas como chegámos até aqui?” do Instituto Duarte Lemos – Portugal.
Em 2º lugar ficaram, em ex aequo, os vídeos “A Viagem ao Centro do Átomo” do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira – Portugal, “Bits, Qubits e o Mundo Quântico” do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro – Portugal e “A Grande Dúvida da Filosofia e a Física Quântica” da Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Portugal.
O 3º lugar foi entregue, em ex aequo, aos vídeos “Computadores e Criptografia Quântica” da Escola Portuguesa de Luanda – Angola e “O Mistério do Entrelaçamento Quântico” do Colégio Neolatino – Brasil.
O prémio da votação do público, teve uma elevada participação, com mais de 25000 visualizações e mais de 5400 likes, tendo sido distinguidos os vídeos “Física Quântica: mas como chegámos até aqui?” do Instituto Duarte de Lemos – Portugal e “A Viagem ao Centro do Átomo” do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira – Portugal.
Durante o evento, foi ainda divulgado o concurso Quantum@Vídeo 2025/2026 que no próximo ano, pretende contar com a participação de escolas em todos os países lusófonos, bem como de escolas de língua portuguesa noutros países. O concurso será lançado a 1 de Outubro de 2025 e a apresentação dos resultados está prevista para Abril de 2026, por ocasião do evento Quantum@School 2026.
O concurso Quantum@Vídeo é promovido pela REQ – Rede de Escolas Quânticas do PQI – Portuguese Quantum Institute.