Skip to Main

Membros do Conselho Consultivo do PQI laureados com o Prémio Nobel da Física


PQI  Portuguese Quantum Institute felicita os membros do seu Conselho Consultivo, o Prof. Alain Aspect e o Prof. Anton Zeilinger, pela atribuição do Prémio Nobel da Física de 2022.

Os seus trabalhos de investigação pioneiros e as suas descobertas permitiram não só esclarecer aspectos fundamentais da Física Quântica, como lançar o desenvolvimento das Tecnologias Quânticas, um novo paradigma de tecnologias da informação que abre a perspectiva de computadores muito mais rápidos do que os actuais, comunicações à prova de escuta, e sensores com capacidade para detectar doenças em fases mais precoces.

A Física Quântica foi desenvolvida há cerca de 100 anos, nos anos 20 do séc. XX, e permite descrever e prever o comportamento da matéria e da radiação à escala atómica e sub-atómica. Graças a este conhecimento, foi possível desenvolver tecnologias revolucionárias que hoje consideramos comuns, como a microelectrónica, o laser, a ressonância magnética, etc.

No entanto, vários aspectos da Física Quântica permanecem misteriosos. Logo em 1935, Albert Einstein, juntamente com Boris Podolsky e Nathan Rosen, questiona a teoria quântica, nomeadamente o entrelaçamento quântico, e o efeito aparentemente mágico onde a observação de um sistema pode afectar de forma instantânea o resultado da observação de um sistema diferente, a grande distância.

As experiências desenvolvidas nos anos 70 a 90 do séc. XX por John Clauser nos EUA, Alain Aspect em França, e Anton Zeilinger na Áustria, permitiram concluir que a teoria quântica está correcta, e que Einstein, Podolsky e Rosen estavam errados.

Mas a crítica de Einstein, Podolsky e Rosen foi muito importante para suscitar o debate sobre a natureza do entrelaçamento. Um debate que durante algumas décadas teve também um carácter filosófico, e que John Bell, um físico teórico da Irlanda do Norte, formula em 1964 como uma questão científica, testável em laboratório.

É a descoberta de Bell que motiva as experiências pioneiras de John Clauser, Alain Aspect, e Anton Zeilinger, permitindo começar a olhar para o entrelaçamento como parte integrante e inquestionável da Física Quântica.

E também como um recurso para novas tecnologias. O entrelaçamento quântico está na base da actual segunda revolução quântica: a capacidade de codificar informação em sistemas quânticos, e a consequente emergência da computação quântica, da internet quântica, e da metrologia e sensores quânticos.

As Tecnologias Quânticas poderão revolucionar a sociedade da informação em que vivemos, e têm também implicações de soberania.

Actualmente, esta área científica motiva investimentos de milhares de milhões de Euros na Europa, nos EUA, na China, e noutras partes do Mundo. Nomeadamente, a Comissão Europeia lançou em 2018 a Flagship in Quantum Technologies, um programa a 10 anos para tornar a Europa um dos líderes mundiais nestas tecnologias emergentes.

O Instituto Superior Técnico foi pioneiro em Portugal nesta área científica, desenvolvendo investigação neste tema desde 2002. Nos últimos 20 anos, desenvolveu vários projectos de investigação, assim como novas unidades curriculares, um programa doutoral, e participa no primeiro mestrado europeu dedicado a este tema, o DigiQ – Digitally Enhanced European Quantum Technology Master, lançado em Outubro de 2022.

Todas estas actividades são desenvolvidas em colaborações internacionais. O Prof. Anton Zeilinger visitou o Instituto Superior Técnico duas vezes, em 2005 e em 2017.

Recentemente foi criado o PQI – Portuguese Quantum Institute para agregar a massa crítica nacional nesta área científica estratégica, e desenvolver investigação, inovação, formação, e divulgação cientifica no domínio das Tecnologias Quânticas. O PQI está envolvido em 4 projectos europeus, e na coordenação do programa Flagship in Quantum Technologies da Comissão Europeia.

Em 2021, 
o PQI – Portuguese Quantum Institute lançou, com colegas de mais de 65 países, o Dia Mundial Quântico, 14 de Abril, tendo o evento de lançamento sido uma palestra do Prof. Alain Aspect online.

Em 2022, 
o PQI – Portuguese Quantum Institute lançou a iniciativa Quantum@Museum, para desenvolver divulgação científica em museus de arte e de história, nomeadamente mostrando o papel que a Física Quântica tem no estudo de objectos arqueológicos e de obras de arte. O projecto piloto foi desenvolvido em parceria com o Museu Gulbenkian, e inaugurado por ocasião do Dia Mundial Quântico em 2022.


Imagem: Retirado de Tt News Agency/Reuters

2022-10-04